Foto/Divulgação
Ontem aconteceu a primeira reunião com líderes das associações dos bairros Leblon, Costa Teles e Guanabara/Frei Eugênio
Após pontapé nas reuniões populares para revisão do Plano Diretor, a Secretaria de Planejamento programa realizar em maio do ano que vem a primeira audiência pública para apresentar a versão preliminar do projeto à sociedade em geral.
Por enquanto, o foco da equipe técnica são as reuniões com os representantes dos bairros de cada setor em que a cidade foi dividida. Ontem, já foram ouvidos líderes das associações de moradores dos bairros Leblon, Costa Teles e Guanabara/Frei Eugênio.
Entre as demandas apresentadas no encontro, foi destacada a necessidade de melhor aproveitamento de área existente no bairro Leblon para uso da comunidade como espaço de lazer e esporte. Já no Costa Teles, foi solicitada a revitalização da ciclovia e melhorias na praça Lago Azul. No Guanabara/Frei Eugênio, o pedido foi para que as áreas verdes abandonadas no bairro sejam transformadas em espaços de convivência.
De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Isabela Nascimento, a proposta é construir a revisão do Plano Diretor de forma coletiva e as sugestões serão analisadas tecnicamente para verificar o que pode ser incluído no projeto. “É fundamental a participação da comunidade na construção dessa legislação, de modo que as reais necessidades estejam contempladas de forma realística e transparente”, disse.
As dinâmicas de participação popular continuam até meados de julho de 2023. Nesse período, deverão ser realizadas oficinas participativas em áreas públicas dos bairros e ação com os alunos das escolas públicas e privadas dos bairros, com entrega de cartilhas interativas.
Depois do diagnóstico e da elaboração de diretrizes e proposições, será realizado o processo de elaboração da nova lei. O projeto deve ser enviado para aprovação pela Câmara Municipal em outubro de 2023.