Prefeitura planeja realizar conferência pública em agosto para discutir propostas da revisão do Plano Diretor com a comunidade. O evento será a última etapa antes do fechamento do projeto que será enviado para análise do Legislativo. O cronograma foi detalhado ontem para os vereadores, em reunião para apresentar a evolução do desenvolvimento do projeto.
De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Isabella Nascimento, na conferência pública serão abordados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que embasam o projeto do Plano Diretor. A programação também prevê oficinas temáticas para que sejam feitas sugestões ao plano. “Vamos ouvir os diversos setores da sociedade, serão abertos os debates e formados os Grupos Técnicos Temáticos para que possam fazer suas contribuições ao Plano”, disse.
As propostas recebidas na conferência serão compiladas em propostas a curto, médio e longo prazos para o plano diretor de Uberaba. A titular do Planejamento estima que o material deverá estar pronto para votação na Câmara Municipal até novembro.
A confirmação da data da conferência depende apenas da disponibilização dos dados do Censo 2022. A equipe da Secretaria de Planejamento aguarda o resultado da pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para incorporar aos levantamentos já realizados pela pasta. A expectativa é que as informações sejam liberadas até o fim do mês de julho para fechar o pré-projeto do plano diretor.
Na reunião ontem, foram detalhados os resultados dos diagnósticos e mapas temáticos elaboradores pela equipe técnica do município dentro da Revisão do Plano Diretor Integrado. O grupo apresentou os dados referentes aos setores Sul, Leste, Oeste e Norte, Centro Expandido e Centro, além do diagnóstico da Zona Rural, incluindo com as informações coletadas por meio dos questionários virtuais. Mais de duas mil pessoas já responderam o formulário, que ainda está disponível no site da Prefeitura.
A apresentação também contou com os dados sobre Mobilidade Urbana, que foram apresentados pelo consultor da Seplan, professor doutor Fernando Garrefa, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).