Uberaba ainda não tem registro de circulação do sorotipo três da dengue este ano. A volta do subtipo é analisada com preocupação pelo Ministério da Saúde e também pelo governo estadual, devido ao risco de nova epidemia da doença.
Questionada, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, informou que o sorotipo três da dengue circulou em Uberaba no ano passado, mas ainda não há registro da cepa em 2025 e nem de casos graves da doença em função de contaminação por ela.
Mesmo assim, a titular da pasta posicionou que a equipe técnica está acompanhando a situação em Uberaba e nos municípios do entorno para identificar caso haja registro da circulação do sorotipo na região.
O Ministério da Saúde afirmou ter identificado a volta do sorotipo 3 da dengue no país, após 17 anos. Os estados de maior circulação foram São Paulo, Minas Gerais, Amapá e Paraná.
De acordo com os dados do Ministério, 40,8% dos casos da doença em dezembro de 2024 foram provocados pelo sorotipo 3. Além desse, há mais três sorotipos: DENV-1, DENV-2 e DENV-4.
O cenário trouxe alerta às autoridades sanitárias devido ao risco de uma nova epidemia. Como o sorotipo três não circulava de forma predominante no país desde 2008, as pessoas não entraram em contato com este tipo de vírus da dengue. Com isso, parte da população está vulnerável, porque ainda não teve contato com o sorotipo e pode ter sintomas mais graves.