Mulheres com histórias de vida ligadas às escolas de samba serão homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher. A proposta é levantar as biografias destas mulheres e apresentá-las através de uma mostra fotográfica à população uberabense. Os nove nomes foram decididos ontem, pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.
De acordo com a coordenadora, Marilda Ribeiro de Rezende, a escolha das homenageadas foi feita após a formatação de uma comissão composta por representantes do Conselho Afro, Liga das Escolas de Samba e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. “Procuramos um perfil de mulher em cada área ligada ao samba, desde a costureira das fantasias até a compositora de samba-enredo”, explica. Para a escolha, o grupo também analisou documentos relacionados à história do carnaval uberabense e à importância destas mulheres.
A mostra fotográfica com a história das mulheres deverá ser itinerante. Marilda revela que os locais para a exposição ainda estão sendo definidos, mas não descarta abrir o evento no Shopping Uberaba. Em seguida, a mostra fotográfica deverá seguir para a Câmara Municipal de Uberaba, Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba e na Biblioteca Municipal.
Entre os nomes escolhidos estão Vera Lúcia Araújo, costureira da Escola de Samba Santa Maria; Maria Luzia Cardoso, presidente da Rosas de Ouro; Elizabeth Cardoso, carnavalesca da Rosas de Outro; Vera Espiridião, porta-bandeira do Bambas do Fabrício; Carla Priscila, ritmista da Santa Maria. Sueli Arantes, única mulher a presidir a Liga das Escolas de Samba, também está entre as mulheres homenageadas.