Mulheres com histórias de vida ligadas às escolas de samba serão homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher
Mulheres com histórias de vida ligadas às escolas de samba serão homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher. A proposta é levantar as biografias destas mulheres e apresentá-las através de uma mostra fotográfica à população uberabense. Os nove nomes foram decididos ontem, pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.
De acordo com a coordenadora, Marilda Ribeiro de Rezende, a escolha das homenageadas foi feita após a formatação de uma comissão composta por representantes do Conselho Afro, Liga das Escolas de Samba e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. “Procuramos um perfil de mulher em cada área ligada ao samba, desde a costureira das fantasias até a compositora de samba-enredo”, explica. Para a escolha, o grupo também analisou documentos relacionados à história do carnaval uberabense e à importância destas mulheres.
A mostra fotográfica com a história das mulheres deverá ser itinerante. Marilda revela que os locais para a exposição ainda estão sendo definidos, mas não descarta abrir o evento no Shopping Uberaba. Em seguida, a mostra fotográfica deverá seguir para a Câmara Municipal de Uberaba, Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba e na Biblioteca Municipal.
Entre os nomes escolhidos estão Vera Lúcia Araújo, costureira da Escola de Samba Santa Maria; Maria Luzia Cardoso, presidente da Rosas de Ouro; Elizabeth Cardoso, carnavalesca da Rosas de Outro; Vera Espiridião, porta-bandeira do Bambas do Fabrício; Carla Priscila, ritmista da Santa Maria. Sueli Arantes, única mulher a presidir a Liga das Escolas de Samba, também está entre as mulheres homenageadas.