
Os funcionários que atuarão no Samu Regional do Triângulo Sul receberam também seus uniformes e participaram da ação de integração (Foto/Divulgação)
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Cistrisul) iniciou o treinamento presencial das equipes que vão compor o Samu Regional Triângulo Sul – 192. A atividade reuniu cerca de 400 profissionais e marcou a integração dos novos servidores, além da entrega dos uniformes e repasse de informações essenciais sobre o funcionamento do serviço.
A capacitação antecede o início das operações do Samu 192 na região, previsto para a primeira quinzena de dezembro. As equipes atuarão em 24 ambulâncias distribuídas nos 27 municípios consorciados, reforçando a cobertura de urgência e emergência no Triângulo Sul.
A abertura do treinamento foi conduzida pela secretária executiva do Cistrisul, Vanessa Silva Faria, que representou a presidente do consórcio e prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (PSD). Ela deu boas-vindas aos novos colaboradores e ressaltou a importância da regionalização do atendimento. “Apresentamos os fluxos administrativos do serviço, destacando a relevância do Samu na rede de urgência e emergência”, afirmou.
Vanessa também destacou o desempenho do Serviço Aeromédico, já em funcionamento, reconhecido pelos municípios consorciados pela qualidade dos atendimentos. Criado em 2014 e oficialmente implantado em 2019, o Cistrisul iniciou suas atividades justamente com o suporte aéreo, ampliando agora sua atuação com o Samu 192.
Com sede administrativa e Central de Regulação em Uberaba, o consórcio abrange quatro microrregiões — Uberaba, Araxá, Frutal e Iturama —, alcançando mais de 700 mil habitantes. A estrutura montada para o Samu inclui 17 bases descentralizadas, 19 ambulâncias de suporte básico (USB) e cinco de suporte avançado (USA), que funcionam como UTIs móveis.
Segundo o coordenador administrativo do Samu Regional, Antônio Cassemiro Gonçalves, até o dia 10 de dezembro será cumprida uma programação intensa de treinamentos. A inauguração oficial está prevista para o dia 19, com a presença do governador Romeu Zema (Novo).
“Queremos que todos tenham uma visão clara do que se espera dos cerca de 400 profissionais envolvidos no processo”, afirmou. Ele destacou que a meta é agilizar o atendimento. “A prerrogativa do Samu é reduzir o tempo de resposta e diminuir sequelas. Nossa esperança é que as pessoas sejam atendidas com mais rapidez e qualidade.”
Durante o encontro, o coordenador jurídico Luiz Novais e o coordenador contábil do Cistrisul, Charlles Barcellos, detalharam as normas legais que regem os consórcios públicos e as relações de trabalho. Os profissionais do Samu tiveram, ainda, seus vínculos empregatícios formalizados com o consórcio no mesmo dia do treinamento.