Começa nesta segunda-feira (11) e vai até quinta-feira (14) o terceiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2025, que será realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde.
Em Uberaba, em 2025, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) foi realizado duas vezes no primeiro semestre. O primeiro LIRAa de 2025, em janeiro, apontou risco de surto de dengue, com índice em 8,1%. Em maio, já com a redução das chuvas, a infestação do mosquito caiu para 3%, mas, na comparação com o mesmo período de 2024, quando se apurou 2,6%, o índice foi maior.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Carvalho Assumpção, o levantamento prevê a análise de 8.609 imóveis e contará com a participação de cerca de 200 agentes de endemias.
Os agentes visitarão os imóveis para coletarem dados e verificarem possíveis focos do mosquito. “Pedimos que a população permita a inspeção. Essa cooperação é indispensável para termos resultados precisos e assim programarmos os trabalhos de combate às arboviroses”, afirmou Matheus.
O LIRAa é considerado uma ferramenta fundamental para o controle das arboviroses, pois, com base nos dados coletados, o município poderá direcionar recursos e estratégias de maneira mais eficaz.