O Ministério da Saúde (MS) atualizou os dados sobre a vacinação da campanha nacional contra poliomielite (que se encerra em 30 de setembro). Até o ontem, do público alvo da vacinação de 15.335 crianças, 4.628 foram imunizadas, perfazendo um total de 30,18%.
A responsável técnica da Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Priscilla Amaral, analisa que esses números dizem respeito apenas ao período de campanha, iniciado no último dia 9 de agosto. Segundo ela, o município tem números melhores, se considerada a vacinação realizada ao longo do ano.
Priscilla disse que se levar em conta os oito primeiros meses de 2022, 68,7% das crianças até um ano de idade já receberam a vacina e 66% das crianças acima de um ano foram imunizadas. Na média geral, conforme a responsável técnica da Central de Vacinas, Uberaba tem 67% do público já vacinado.
Em nota, a Central de Vacinas garante que continua acontecendo a vacinação de rotina, que não entra na contagem da campanha, mas amplia da mesma forma a cobertura vacinal. Os números ainda estão aquém da meta a ser atingida, de 95%, mas a cobertura vacinal é bem maior que os 15% informados na página infoms.saude.gov.br/, do Ministério da Saúde.
O total de 15% era referente até o dia 29 de agosto, quando a campanha nacional estava com 23 dias.
O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 até o dia 30 de setembro. A ampliação do prazo tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação. Até o momento, segundo o MS, em todo o Brasil 35% das crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite e cerca de 4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização.
O objetivo da campanha, que inicialmente iria até esta sexta-feira (9), é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite neste público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as mais de 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.