Com alto índice de proliferação do mosquito Aedes aegypti em Uberaba, a Secretaria Municipal de Saúde já planeja a reabertura do Centro de Atendimento à Dengue (CeDengue), mas ainda não foi definida a data para a entrada em operação da unidade. A informação é da titular da pasta, Valdilene Rocha, que está em busca de local para abrigar o serviço.
Em entrevista à Rádio JM, a secretária posicionou que a reativação do Centro de Atendimento à Dengue depende apenas de encontrar o espaço adequado para a instalação da unidade temporária.
No ano passado, o Centro de Atendimento à Dengue foi colocado no prédio da Unidade Regional do Mercês, anexo ao Hospital Regional. Porém, o local agora abriga o Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi).
Sem citar a data para o início do funcionamento do CeDengue, a titular da Saúde informou que já existe pessoal contratado e estoque de insumos para oferecer o atendimento aos pacientes com dengue. “A parte de equipamentos, insumos e equipe já está toda pronta. Só estou definindo o local mais adequado, sem sobrecarregar nenhuma unidade básica de saúde”, ponderou.
Por outro lado, a secretária salientou que ainda não foi constatado um número alto de casos graves da doença e há tempo para definir onde será instalado o serviço. “No momento, estamos sob controle e não tem sinal de alarme com relação a internação de casos mais graves”, posicionou.
Reforçando que as ações de combate ao Aedes aegypti já foram intensificadas pelo município, a titular da Saúde também solicitou o engajamento da população para eliminar os criadouros do mosquito. Segundo ela, 80% dos focos ainda estão dentro das residências. Por isso, é necessário que cada morador faça a verificação e limpeza diária dos quintais para eliminar depósitos de água parada.