VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Saúde não desistiu das câmeras nos uniformes da Vigilância Sanitária

Gisele Barcelos
Publicado em 23/12/2023 às 17:20
Compartilhar

Necessidade de colocação de câmeras nos uniformes surgiu depois que Polícia Civil, em operação, apurou envolvimento de servidores da Vigilância com esquema de informação a empresários sobre ações de fiscalização (Foto/Arquivo)

Secretaria Municipal de Saúde não desistiu de planos para a instalação de câmeras em uniformes de fiscais. A medida foi anunciada em novembro do ano passado, após servidores da Vigilância Sanitária se tornarem alvo de investigação da Polícia Civil por conduta irregular. No entanto, até o momento, o processo licitatório para a compra dos equipamentos não foi realizado.

Apesar da demora, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, declarou que não houve recuo quanto ao uso de câmeras móveis para registrar em tempo real a atuação dos servidores durante as fiscalizações em estabelecimentos da cidade. “Assim podemos inibir situações de abuso de autoridade e comprovar como está a atuação dos nossos fiscais”, disse.

Segundo a titular da Saúde, o estudo técnico preliminar e o termo de referência já estão prontos para viabilizar a abertura da licitação destinada à compra das câmeras. Além disso, ela acrescentou que verba está assegurada junto ao governo estadual para custear a aquisição dos equipamentos.

Conforme as informações da pasta, a expectativa é de que seja concluído em 2024 o processo de compra das câmeras móveis, mas não foi especificada data para os equipamentos estarem sendo utilizados pelos fiscais da Vigilância Sanitária.

O uso das câmeras para acompanhar o trabalho de fiscalização vem após a Polícia Civil deflagrar operação para investigar o roubo de gado na zona rural e o comércio irregular de carne em Uberaba.

No inquérito, servidores da Vigilância Sanitária são acusados de repassarem informações sigilosas a empresários do ramo de açougue, na tentativa de atrapalharem as fiscalizações. Também é investigada suspeita do recebimento e pagamento indevidos de valores aos fiscais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por