Meu 1º Negócio, projeto desenvolvido em 2008 pelo Sebrae-MG, lançou ontem a série de palestras, cursos e workshops para Uberaba e região, que vai até sexta-feira (9) na Uniube.
Levantamento da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais revela que em fevereiro do ano passado foram abertas 145 novas empresas, para 167 em 2010. No entanto, quase na mesma proporção, 27 fecharam em 2009 e 46 este ano. A maior parte pequenas e microempresas, que empregavam, em 2008, 31.225 funcionários, 69% são do setor de comércio e serviços.
De acordo com Afonso Rocha, superintendente do Sebrae-MG, Minas Gerais e Espírito Santo têm os menores índices de mortalidade de empresas no 1º ano de vida. “Em 2008, Minas tinha 85,7% de sobrevivência de empresas. Quando a média do país está em 70% e no Norte e Nordeste, 50%. Queremos 100%.”
A dificuldade de se manterem abertas está justamente no despreparo. “No Brasil temos uma carga tributária elevada, difícil. Ser empregado é uma coisa, ser dono é outra. Falta conhecer de gestão empresarial. E saber que vender é tão importante quanto comprar, administrar as finanças quanto planejar, administrar pessoas. Esse composto faz uma boa gestão”, frisa.
Nesse sentido, o projeto visa a atender empresas já constituídas, oferecendo conhecimento gestacional e orientar pessoas que pretendem abrir uma empresa a planejar melhor o seu negócio. E o coordenador da Unidade de Tecnologia e Negócios da Uniube (Unitecne), Ricardo Saud, entende que incentivar esse planejamento deve começar dentro das universidades, através de incubadoras de empresas, cuja mortalidade é praticamente zero. “Até na medicina temos empreendedorismo. E como matéria nos cursos, exatamente para que o jovem possa pensar em gerar emprego e riqueza. Incentivamos isso dando as ferramentas necessárias, que é oferecendo o conhecimento e chamando-o a experimentar”, destaca.
Para o ex-atleta Gustavo Borges, palestrante da abertura do evento, no planejamento também deve entrar uma dose de empreendedorismo. “O que se assemelha entre ser atleta e ser empresário é o espírito de equipe. Mas o grande desafio do empreendedor é ter funcionários empreendedores, isso se resolve com treinamento e estímulo, para o sucesso da empresa como um todo, aliado ao comprometimento e à busca por excelência. E o sucesso está muito atrelado à vocação e a sentir paixão pelo que faz”, conta.
Meu 1º Negócio oferece orientação sobre abertura de empresa, acesso ao crédito, ampliação do negócio. Consultorias em gestão, marketing, finanças, legislação e recursos humanos. É gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo 0800-570-0800 ou www.sebraemg.com.br.