Secretaria Municipal de Saúde confirma a falta dos repasses de medicamentos para abastecer as farmácias básicas pelo Governo de Estado. Através de nota oficial, a pasta esclarece que não recebeu os medicamentos da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) referente à cota do segundo repasse de 2011.
Em Uberaba, a distribuição deveria acontecer até o dia 10 de junho, conforme circular encaminhada pela Superintendência de Assistência Farmacêutica. Apesar da programação, nenhuma entrega havia sido confirmada até a tarde de ontem. A SMS também reafirma que não foi feita a entrega de 18 itens solicitados no dia 10 de março junto ao Estado. Com isso, o estoque foi mantido apenas com a contrapartida municipal no período e houve falta de alguns medicamentos nas farmácias básicas.
Para garantir o abastecimento, o município concluiu um processo de compras em maio, assinou contrato com as empresas vencedoras da licitação e já emitiu ordem de fornecimento. Os fornecedores começaram a entregar os medicamentos e a distribuição nas farmácias e programas deverá ser normalizada em breve.
Ainda ontem o secretário de Saúde, Valdemar Hial, em reunião com o prefeito em exercício Paulo Mesquita (PR), garantiu que as licitações para abastecimento das farmácias básicas foram finalizadas e a formação de estoque regulador pela pasta. Ele revelou ainda que será feito um decreto emergencial para dar sequência ao atendimento, conforme solicitação do prefeito licenciado Anderson Adauto (PMDB), para suprir os medicamentos não encaminhados pelo Estado.