POLÍTICA

Secretário de Governo pede tempo para definir liberação de emendas

Os vereadores de Uberaba terão que esperar pelo menos mais 15 dias até uma posição do Executivo quanto à liberação de emendas

Renata Gomide
Publicado em 04/08/2011 às 00:21Atualizado em 19/12/2022 às 23:00
Compartilhar

Os vereadores de Uberaba terão que esperar pelo menos mais 15 dias até uma posição do Executivo quanto à liberação das emendas parlamentares orçamentárias individuais e coletivas. O prazo foi solicitado pelo secretário de Governo, Rodrigo Mateus, e não agradou a todos, como revelou o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, Samuel Pereira (PR). Foi ele quem agendou a reunião realizada ontem no gabinete da Presidência da Câmara para cobrar uma posição quanto ao atraso na liberação dos recursos.

Segundo o republicano, o compromisso do prefeito Anderson Adauto (PMDB) foi de liberar 50% das emendas em junho, julho e agosto, e agora a expectativa é de que após o prazo solicitado por Rodrigo Mateus – que poderá ser de até 20 dias – saia tudo de uma vez. “Espero uma solução, uma data certa para o pagamento e tudo indica que será integral”, disse Samuel. O secretário diz acreditar que passado esse período poderá dizer quando e quem vai começar a receber.

Ele atribuiu os atrasos a vários fatores, especialmente a problemas com a documentação apresentada pelas entidades indicadas pelos vereadores para receberem os recursos – e mesmo a falta deles. De acordo com Rodrigo, há casos de débitos com o município e plano de trabalho inadequado, mas, a partir do momento em que os processos forem regularizados, todas as emendas serão pagas. O secretário garante que a liberação será promovida de “forma republicana”, isto é, contemplando a situação e a oposição e até quem se intitula independente, como citou o caso do peemedebista Marcelo Borjão.

Ele foi um dos que não ficaram satisfeitos com as justificativas de Rodrigo Mateus, especialmente quanto à exigência de inscrição das entidades junto ao Conselho Municipal de Assistência Social, diferentemente do ano passado. Borjão diz não querer acreditar que o Executivo vá dar uma rasteira nos vereadores. Rodrigo não esconde que os pagamentos vão acontecer à medida que os processos forem fechados, assim como colocou claramente que propôs um acordo ao grupo para limpar a pauta de projetos da Prefeitura até setembro – cerca de 40 – que estão tramitando na Casa ou em vias de ser enviados pela Pasta ao Legislativo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por