Secretário Carlos Assis avaliou como mudança de prioridade a alteração do cronograma de viagem ao exterior de que participará
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, durante participação no programa Linha Aberta, da Rádio JM 730kHz, avaliou como “mudança de prioridade” a alteração do cronograma de viagem ao exterior que participará, a partir de amanhã (23), ao lado do prefeito Anderson Adauto (PMDB).
Ele colocou a missão oficial no país americano como um desdobramento para as negociações para a instalação da fábrica de cimento, tendo em vista o interesse de uma empresa nacional, de porte internacional, no investimento utilizando a tecnologia chinesa. Na agenda está programada a visita ao Instituto da Flórida de Pesquisa em Fosfato, localizado na cidade de Lakeland, responsável por estudos em fosfogesso voltados para o equilíbrio e sustentabilidade ambiental. “Eles tratam este assunto com muita seriedade”, colocou o secretário, destacando que a rocha fosfática dos Estados Unidos possui radioatividade e inviabiliza a tecnologia do uso do gesso para a fabricação de cimento nos EUA.
Ele também explicou que a missão oficial excluiu a viagem ao Canadá, onde estava prevista a visita à maior planta de amônia e ureia no mundo, mas, devido às características da unidade – bem diferente daquela que será instalada no município pela Petrobras, que não prevê a fabricação de ureia. Ele esclareceu ainda que esta programação específica da viagem, que acabou abortada, começou a ser trabalhada no primeiro trimestre do ano pela administração municipal, quando a estatal ainda não tinha confirmado que não produziria ureia em Uberaba.
Nos Estados Unidos, o grupo também visita a Black & Decker, que recentemente anunciou a fusão com a marca Stanley, e ainda ao Banco Mundial – responsável pelo financiamento das obras do projeto Água Viva.