Após ocorrências de roubos de gado e defensivos agrícolas no Município, segurança no campo foi tema de reunião ontem entre representantes do governo municipal, lideranças rurais e a Polícia Militar. No encontro, o reforço do videomonitoramento foi uma das ações listadas para incrementar a segurança no meio rural em 2025.
O secretário de Defesa Social, Roberto Benigno, ressaltou aos participantes a instalação de câmeras no meio rural, por meio do Programa Uberaba Segura. Segundo ele, os locais onde as câmeras serão colocadas serão definidos ainda este mês.
Conforme o titular da pasta, os lugares onde os equipamentos serão instalados devem ser apresentados na próxima reunião do Conselho de Safra de Uberaba, que acontecerá no dia 17 de dezembro.
Representando a Seção de Planejamento da 5ª Região de Polícia Militar, o major Reginaldo Campos Rocha informou que a corporação apresentou um novo Plano de Segurança no Campo, que consiste no investimento de tecnologia no meio rural, por meio de parcerias com as instituições afins e o próprio produtor. Segundo ele, a meta é avançar com o Plano em 2025.
Além disso, o major salientou que o projeto de monitoramento está em andamento, assim como ações e operações. “A Polícia Militar hoje dispõe do calendário agrícola, com o mapeamento das fases de produção no campo, de maneira que o policiamento respeita estas etapas, como plantio, aplicação de insumos, colheita, etc., o que tem facilitado sobremaneira a ação dos policiais”, destacou.
Para o presidente do Sindicato Rural de Uberaba (SRU), Marco Túlio Prata, é fundamental investir em segurança preventiva no campo, e defendeu a presença da Guarda Civil Municipal no campo. O líder classista ainda apontou que o próprio produtor pode reforçar a vigilância, com instalação de câmeras dentro da fazenda.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.