Obras começarão nesta quarta-feira na região do Mercado Municipal, mas as intervenções vão ocorrer em todo o centro histórico da cidade
Durante evento, ontem, no estacionamento do Mercado Municipal, foram apresentados detalhes do projeto, cujas obras começam hoje (Foto/Divulgação)
Com investimento previsto de R$800 mil, obras de estruturação turística terão início a partir desta quarta-feira (12) no centro da cidade. A movimentação começará no entorno do Mercado Municipal, com os preparativos para o reposicionamento da estação do BRT que fica no local.
Ao apresentar os detalhes do projeto ontem, a prefeita Elisa Araújo (PSD) explicou que não haverá aporte de recursos próprios da Prefeitura para custear as obras.
A chefe do Executivo ressaltou que Uberaba foi selecionada pela iniciativa Cidade Presente, em cooperação entre o Brasil e a Alemanha, sendo contemplada com R$400 mil para a implementação do projeto. O restante da verba foi viabilizado por empreendedores da cidade. A construtora Damha Fit será a responsável pela efetivação do serviço.
As primeiras intervenções esta semana serão na área do Mercado Municipal. Para a transferência da estação que fica no canteiro central, começarão os trabalhos de retirada do gradil existente, montagem de canteiro da obra, instalação de tapumes e desvio de fibra ótica.
Na sequência, serão executados a demolição do canteiro central e o preparo do terreno para a instalação e execução da pavimentação para a instalação rígida em concreto. O cronograma de obras prevê que o desacoplamento e reposicionamento da estação no novo ponto devem ser realizados após o carnaval, entre os dias 14 e 18 de março.
Devido à complexidade das intervenções, o secretário adjunto de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Ulisses Lamas, adiantou que haverá a interdição parcial da avenida Leopoldino de Oliveira em frente ao Mercadão para a execução das obras. Com isso, equipes farão a sinalização do local nos próximos dias e o tráfego deve estar limitado no trecho já a partir do fim de semana.
De acordo com a secretária municipal de Planejamento, o reposicionamento da estação do BRT permitirá a integração entre o Mercadão e a igreja Santa Rita, que são pontos turísticos pertencentes ao circuito “Viva o Centro”. “Por mais que as paredes sejam transparentes, a estrutura é um elemento de bloqueio”, justificou.
A titular da pasta ponderou que a proposta inicial seria a elevação do piso para criar um espaço integrado entre as atrações turísticas, porém havia impedimentos técnicos devido à existência do BRT na via. Com isso, a alternativa foi a mudança da estação de lugar, que será realocada 25 metros do ponto inicial em frente ao posto de gasolina.
Além da movimentação no entorno do Mercado Municipal, a secretária posicionou que também deve ter início de imediato a marcação do chão com ladrilhos instalados a cada sete metros, indicando o percurso a ser seguido para conhecer os pontos turísticos e históricos do Centro.
A parte final será a instalação de placas de vidro informativas que serão instaladas nas edificações com o resumo histórico do local e também de dois totens informativos, sendo um na praça Rui Barbosa e outro na praça Manoel Terra.