A Secretaria de Pesquisa e Opinião (Sepop) do Senado criou um espaço em sua página na internet para que os cidadãos possam enviar sugestões de mudança no sistema eleitoral brasileiro. A meta é ampliar a participação da sociedade nas discussões sobre o tema. O procedimento é muito simples, basta entrar no site da Casa (www.senado.org.br) e acessar o link “reforma política – envie sua sugestão”.
Na janela que será aberta o internauta escolhe entre os 11 temas em discussão na Comissão de Reforma Política instalada no parlament sistemas eleitorais; financiamento eleitoral e partidário; suplência de senador; filiação partidária e domicílio eleitoral; coligações; voto facultativo; data da posse dos chefes do Executivo; cláusula de desempenho; fidelidade partidária; reeleição e mandato; e candidato avulso.
Depois de fazer sua opção e apresentar sua sugestão, o internauta ainda responde a uma pesquisa do Senado, que quer saber o sexo, a idade e o grau de escolaridade dos brasileiros que se dispuserem a participar das discussões sobre a reforma política.