Os 243 funcionários da Câmara de Uberaba receberam seus salários referentes à folha de setembro, antecipadamente, no sábado passado. Já há alguns meses que a Casa vem procedendo ao pagamento no dia 25 de cada mês, sendo que os 14 vereadores recebem no dia 20, totalizando no geral um desembolso da ordem de R$430 mil. Também neste sábado estarão disponibilizados os acertos trabalhistas do pessoal que foi exonerado para dar lugar aos aprovados nos processos seletivos promovidos pelo Legislativo, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.
Legalmente a CMU teria 30 dias para disponibilizar os pagamentos, mas desde quarta (21) que os 13 exonerados em agosto estão recebendo, informa o diretor-geral Rodrigo Souto. “A Câmara, com seu caráter ético e de valorização do profissional, se antecipa ao prazo legal e faz os acertos para que seus ex-servidores não deixem de honrar com seus compromissos”, reforça. Esta antecipação não significa problemas para a Casa, como explica o diretor da Secretaria de Recursos Humanos, José Eilson Câmara.
O pagamento destes acertos vai custar cerca de R$25 mil aos cofres do Legislativo, sendo que a programação financeira foi feita totalmente em cima do TAC, por isso não haverá nenhuma dificuldade, garante Souto. O presidente da CMU, Luiz Dutra (PDT), acrescenta que essa ação é natural diante da postura que a Casa adota. “Trabalhamos sabendo da receita e quanto vamos gastar, portanto, não há sentido em privar o servidor do benefício da antecipação, já que os custos serão os mesmos. Isso se chama planejamento”, ensinou.