O secretário sindical Luís Carlos dos Santos informou, terem os vereadores apoiado a reivindicação salarial dos servidores da PMU
Em ofício enviado ontem ao presidente da Câmara de Vereadores, Lourival dos Santos (PCdoB), a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba solicitou a aplicação do mesmo percentual de reajuste concedido pela Prefeitura ao funcionalism 10%.
O secretário sindical Luís Carlos dos Santos informou, por meio da assessoria de imprensa, terem os vereadores apoiado a reivindicação salarial dos servidores da PMU quando o projeto foi discutido e votado em plenário.
Entretanto, em seu entendimento, é necessário estender o benefício à Câmara. “O bom senso e a coerência indicam que os vereadores devem seguir o exemplo”, diz o sindicalista.
No ofício, a diretoria solicita também a implementação da licença-maternidade de seis meses. Quando da divulgação da extensão do benefício pelo prefeito Anderson Adauto (PMDB), o presidente do Legislativo, Lourival dos Santos, anunciou a adoção da medida às servidoras da Casa.
Estudo. À reportagem, o diretor-geral da Câmara, Rodrigo Souto, informou ainda não ter conhecimento do ofício, que também não deve ter chegado às mãos do presidente Lourival dos Santos, ontem.
Reconhecendo que a data-base dos servidores é maio, aproxima-se o momento da discussão dos parâmetros salariais. Segundo ele, se a majoração contemplar os cargos comissionados, o impacto financeiro na folha de pagamento do Legislativo será em torno de R$ 25 mil mensais.
Se o reajuste beneficiar apenas os concursados, a cifra cai para R$ 11 mil. Rodrigo Souto reiterou que no momento o Legislativo tem outra prioridade: a adoção de medidas para atender à recomendação do Ministério Público para adequar os cargos exercidos de forma irregular, ou seja, sem concurso público.
O presidente Lourival dos Santos se reúne hoje à tarde com os representantes do MP na busca de alternativas para evitar a exoneração de 104 servidores em menos de 30 dias.