(Foto/Divulgação)
O Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos-Administrativos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) publicou manifesto de apoio à minuta do Plano Diretor Integrado de Uberaba (PDI – maio/2025), apresentado e discutido em audiência pública no dia 30 de setembro.
A entidade diz considerar que o PDI é uma ferramenta fundamental para construir uma Uberaba mais justa, sustentável e democrática. Para o sindicato, as diretrizes, os instrumentos e as ações estruturantes previstas na minuta representam um avanço histórico para o planejamento urbano de Uberaba, alinhando desenvolvimento urbano, justiça social e sustentabilidade ambiental.
“Além disso, consideramos inaceitável que interesses escusos, de ruralistas e empresários, sejam postos acima do interesse social e na contramão das discussões técnicas e científicas que se dão em nível nacional e mundial, com relação à proteção ambiental e dos mananciais e à restrição da monocultura de cana-de-açúcar nas áreas de transição”, diz o texto do manifesto, divulgado em redes sociais.
A entidade ressaltou que merece destaque, considerando a realidade observada no município de Uberaba, os eixos relacionados ao adensamento qualificado e ao combate à expansão urbana desordenada, bem como instrumentos contra a especulação imobiliária.
No fim, o sindicato aproveita para parabenizar o trabalho do Grupo Observatório Urbano, na condução do debate sobre o PDI.