POLÍTICA

Substituição na falta de mesários é difícil

Thassiana Macedo
Publicado em 04/10/2010 às 11:38Atualizado em 20/12/2022 às 03:59
Compartilhar

Além do atraso causado pela quantidade de candidatos a serem votados pelos eleitores, população precisou lidar com a falta de mesários em pelo menos duas seções da cidade. Urnas danificadas foram substituídas.

Os presidentes e mesários de sessões eleitorais tiveram a difícil tarefa de recrutar voluntários nas filas de votação, como na Escola Estadual anexa a Sociedade Uberabense de Proteção e Amparo ao Menor (Supam), bairro Abadia, e no Colégio Marista Diocesano, bairro Mercês.

O presidente da seção 223, zona 326, localizada no Colégio Marista Diocesano, Levi Braz, chegou a pedir ajuda da Rádio JM buscando mesários voluntários.

Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral, mesários faltosos sem justa causa que não apresentarem justificativa ao juiz eleitoral em até 30 dias após a eleição, estão sujeitos a penalidades descritas no art. 124 do Código Eleitoral. Caso seja servidor público, a pena será de suspensão de até 15 dias. Se a mesa, à qual estava lotado deixar de funcionar pelo não-comparecimento dos mesários, a penalidade prevista é aplicada em dobro.

De acordo com a apuração parcial do Jornal da Manhã em universo de 736 seções das quatro zonas eleitorais, cerca de sete urnas tiveram problemas técnicos e precisaram ser substituídas. Na Zona 347, três das 180 urnas precisaram ser trocadas, sendo duas na Escola Estadual Professor Chaves e uma na Escola Estadual Horizonta Lemos. Na Escola Municipal Boa Vista, zona 277, outras três urnas apresentaram defeito. Uma ficou parada cerca de uma hora na Escola Arthur de Melo Teixeira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por