(Foto/Arquivo)
Repasses federais e estaduais para custeio da UPA São Benedito ainda não foram restabelecidos. As instalações foram vistoriadas no fim de fevereiro por equipe do Ministério da Saúde e houve anúncio da retomada da verba para a manutenção da unidade de pronto-atendimento, porém, passados três meses, os recursos ainda não voltaram a ser destinados para o município.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde posicionou que a expectativa é que o restabelecimento dos repasses para custeio da UPA São Benedito ocorra ainda neste semestre.
A retomada do custeio para a UPA São Benedito depende de trâmite de documentação que precisa ser cumprido junto ao Ministério da Saúde. Não há informação sobre em que fase o processo está no momento.
Os repasses federais e estaduais à UPA São Benedito estão suspensos desde novembro de 2020, porque o imóvel onde funciona o serviço não atendia às normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Com isso, a Prefeitura vem cobrindo o valor para manter a unidade.
No ano passado, foram realizadas adequações no prédio para atender aos critérios do Ministério. A reforma no imóvel incluiu a adaptação dos leitos de emergência, da área de guarda de macas e cadeiras de roda, pontos de gases medicinais operacionais nos leitos existentes, serviço de hemoterapias, além de questões que envolvem alvará sanitário.
A equipe federal esteve em Uberaba no começo deste ano para verificar se as exigências foram atendidas. Em vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita Elisa Araújo (PSD) informou na época que a retomada dos repasses estava confirmada após a vistoria.