Sites relacionados ao Governo do Estado foram retirados do ar ontem por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A comunicação e interatividade com a Polícia Militar, Agência Minas de Notícias e Emater, entre outros órgãos estaduais, estão suspensas até o término das eleições.
Explicações do tenente Flávio Ferreira Santiago, responsável em Uberaba pela manutenção do blog da 5ª Região de Policiamento Militar, apontam diretrizes impostas pela Advocacia Geral do Estado. A orientação é evitar a difusão de informações que possam ser vinculadas ao governador Antonio Anastasia, em campanha pela reeleição.
O blog contém vários ícones interligando as companhias de Araxá, Frutal e Iturama, que também serão retirados do ar. O TRE proibiu ainda a divulgação on-line de matérias publicadas na mídia local repercutindo assuntos ligados à corporação. O Tribunal, no entanto, está analisando conteúdos das informações acenando com a possibilidade de permitir a manutenção de alguns que não infrinjam a legislação vigente. O policial não descartou a probabilidade da comunicação via internet ser restabelecida nos próximos dias.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), por determinação da presidência, não só retirou o site do ar, como também está proibida de distribuir release à imprensa. Segundo a assessoria, os diretores e técnicos também estão impedidos de conceder entrevistas até o término das eleições ou expressa autorização do TRE.