
A captação de águas do rio Grande é a principal obra do programa Desenvolve Uberaba que será fiscalizado pelo consórcio (Foto/Divulgação)
Após a assinatura do contrato com o Consórcio Uberaba Sustentável – HTV, liderado pela empresa Hidroconsult Consultoria Estudos e Projetos Ltda., de São Paulo, a Prefeitura de Uberaba avança para a próxima etapa do Programa Desenvolve Uberaba. O município irá encaminhar a documentação ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que terá prazo de até 15 dias, após o recebimento, para emitir a ordem de serviço.
De acordo com a coordenadora do programa, Érika Cunha, os trabalhos técnicos já estão em andamento. Segundo ela, mesmo antes da liberação formal da ordem de serviço, a equipe segue com a elaboração de cronogramas, análises e alinhamentos técnicos, a fim de garantir agilidade no início das atividades assim que houver autorização oficial.
A contratação do consórcio, no valor de R$14,9 milhões, atende às exigências do CAF e tem como objetivo realizar a supervisão técnica de todas as etapas das obras previstas no programa. O acompanhamento irá assegurar o cumprimento dos projetos, normas técnicas, padrões de qualidade e prazos estabelecidos. Esta fase antecede o início das intervenções físicas, que ainda não começaram.
O Programa Desenvolve Uberaba prevê um conjunto de obras estruturantes nas áreas de saneamento, infraestrutura, mobilidade e revitalização urbana. Entre as principais intervenções está o Sistema de Abastecimento do Rio Grande, considerado a maior obra do programa. Também estão previstas a implantação de uma nova Estação de Tratamento de Água, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto IV, a modernização da rua Arthur Machado, a implantação da Rua do Comércio, a criação de ciclovias, a revitalização de parques e outras ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento urbano do município.