STATUS

Uberaba é reconhecida com selo prata em evento de “Ecossistemas de Inovação”

Marconi Lima
Publicado em 25/09/2025 às 20:35
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

A Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS, anunciou as cidades reconhecidas com o Selo CSC: Ecossistemas de Inovação 2025. Uberaba ficou com o selo prata nessa categoria.

O selo Diamante, categoria máxima, foi entregue a Curitiba, capital do Paraná. Com o selo Ouro, apenas uma cidade mineira foi condecorada, a vizinha Uberlândia. Já Uberaba, garantiu o selo Prata, resultado do desenvolvimento do trabalho focado em gestão inovadora e ligado a tecnologias que auxiliam a gestão.

Conforme os promotores do evento Cidade CSC 2025, ocorrido em São Paulo, trata-se de uma iniciativa inédita, criada para incentivar e valorizar boas práticas de governança em ecossistemas municipais de inovação. O objetivo é nortear gestores públicos e parceiros locais no fortalecimento de políticas, estratégias e ambientes que impulsionem a inovação de forma sustentável.

Assim como o Selo CSC: Cidades Inteligentes, a participação é autodeclaratória e depende do preenchimento de formulário com informações e evidências apresentadas pelas cidades. A análise considera cinco dimensões de governança: Políticas e estratégias de inovação; Participação e colaboração das hélices; Transparência e acesso à informação; Cultura de inovação, e Ambientes e resultados de inovação. O reconhecimento é concedido em cinco categorias, que refletem o estágio de maturidade dos municípios: Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Aspirante.

O anúncio aconteceu durante o Cidade CSC 2025, edição que marca uma década da Plataforma Connected Smart Cities. O evento foi realizado de 23 a 25 de setembro no Expo Center Norte (SP) e se consolida como o maior hub de debates e negócios sobre cidades inteligentes da América Latina, reunindo conferências, feira de negócios e rodadas de conexões. A estimativa é de que mais de oito mil participantes, entre gestores públicos, empresas de tecnologia, urbanistas, startups, investidores, acadêmicos, ONGs e cidadãos engajados, tenham passado pelo evento.

A prefeita Elisa Araújo (PSD) participou do evento como uma das debatedoras do painel “Inovação que serve: o impacto das GovTechs na gestão pública”, abordando como as startups GovTech estão revolucionando a forma como os governos contratam, operam e se conectam com o cidadão com cases reais de soluções aplicadas à saúde, educação, mobilidade, gestão de dados e a serviços públicos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por