GASTOS

Uberaba inicia revisão administrativa para enfrentar impacto da nova legislação fiscal

Secretária de Administração, Taciana Balduíno, afirma que o município revisa gastos e estrutura com apoio da consultoria Falconi para mitigar impactos nas receitas a partir de 2026

Dandara Aveiro
Publicado em 15/10/2025 às 14:47
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Uberaba já se prepara para os efeitos da reforma tributária nas finanças municipais a partir de 2026. A secretária de Administração, Taciana Balduíno, afirmou que o governo estuda medidas de contenção de despesas e realinhamento da estrutura administrativa, priorizando a manutenção dos serviços públicos essenciais. 

“É muito melhor trabalharmos com uma empresa bem especializada em um cenário que nos deixa apreensivos, como é o caso da arrecadação. A Prefeitura não pode errar. A Falconi vem justamente para nos ajudar a pontuar e alinhar o que for necessário”, afirmou. 

A secretária destacou que o município deve, sim, revisar gastos e definir prioridades, mas com cautela para não prejudicar a população. “O orçamento é curto para o tamanho da demanda da cidade. Precisamos estabelecer prioridades de forma transparente e cuidadosa, para não afetar os serviços”, pontuou. 

Taciana reforçou que os servidores técnicos da Prefeitura também participarão do processo, oferecendo informações e executando as medidas que forem definidas em conjunto com a consultoria. 

A Reforma Tributária, aprovada pelo Congresso Nacional, trará mudanças significativas na arrecadação e na distribuição de receitas entre União, estados e municípios, o que tem levado gestões locais em todo o país a revisar suas estruturas financeiras e administrativas. Nesse contexto, a Prefeitura de Uberaba contratou a empresa Falconi Consultores S/A para auxiliar na modernização da gestão orçamentária e fiscal. O contrato, de R$ 2,38 milhões, sendo R$ 1,8 milhão via Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios (PNAFM) e o restante com recursos próprios, tem duração inicial de 12 meses e visa fortalecer a sustentabilidade fiscal e preparar o município para as novas exigências da legislação.

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