Prefeito Anderson Adauto (PMDB) anunciou ontem durante reunião a adesão ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande (Cisvalegran) - entidade presidida pela prefeita de Delta, Lauzita Rezende (PTB). Segundo AA, Uberaba é a cidade-polo da região e, por isso, deve fazer parte do consórcio. “É o nosso papel de cidade-polo, pois o nosso desejo é proporcionar a maior integração possível no atendimento em saúde e também consolidar a informatização do sistema entre os municípios”, avalia.
Para o secretário de Saúde, Valdemar Hial, a entrada no consórcio é um passo decisivo para a regionalização da rede de urgência e emergência e também está relacionada à regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), aprovado recentemente pelo Grupo Condutor da Rede Estadual de Atenção às Urgências e pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB). Conforme esclarece o secretário, a concretização do Samu Regional, sediado em Uberaba, depende das parcerias com os municípios da macrorregião.
De acordo com Lauzita Rezende, presidente do Cisvalegran, a adesão do município uberabense será fundamental para a reativação do consórcio, hoje composto por seis outras cidades. Segundo ela, o serviço dispõe de toda a estrutura para atender aos pacientes da região, inclusive sala de fisioterapia, mamógrafo, Raios X e outros equipamentos.