POLÍTICA

Uberaba tem 20 candidatos a estadual e 15 a federal aguardando registro no TRE

Gisele Barcelos
Publicado em 16/08/2022 às 21:36Atualizado em 18/12/2022 às 18:13
Compartilhar

Foto/Reprodução

Justiça Eleitoral tem até o dia 12 de setembro para se posicionar sobre todos os pedidos de candidatura para que os nomes sejam inseridos nas urnas

Com prazo para solicitação de registros de candidatura encerrado na segunda-feira (15), Uberaba tem 20 postulantes a deputado estadual aguardando aval da Justiça Eleitoral para participar o pleito este ano. Já na disputa para a Câmara Federal, 15 nomes locais estão entre os nomes apresentados para análise do TRE-MG.

O MDB foi um dos últimos partidos que tiveram os pedidos de registro de candidatura inseridos no sistema on-line da Justiça Eleitoral. A sigla confirmou a inclusão de Samuel Pereira e Tony Carlos na chapa para concorrer à vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Para deputado federal, não há nomes de Uberaba entre os pedidos de registro da legenda. Como antecipou ao Jornal da Manhã, após ter o nome preterido para a disputa ao Senado, Paulo Piau não tentará novamente vaga para a Câmara.

Outro partido que entrou com os pedidos de registro na reta final foi o PSC. Entre os postulantes a deputado estadual pela sigla está o uberabense Nei Camilo, que anteriormente não tinha sido ventilado nos bastidores políticos.

Desta forma, no momento, há 20 nomes da cidade sob análise da Justiça Eleitoral para candidatura a deputado estadual. Porém, um deles é do ex-presidente da Fiemg Regional, José Arlênio Veneziano (DC), que desistiu de concorrer e manifestou que a inclusão do nome na chapa foi um equívoco da direção do partido. Até o momento, ele ainda permanece no banco de dados do TRE-MG.

Mais uma surpresa está na lista de pedidos de registro apresentada pelo Podemos. O partido trouxe o delegado aposentado Edvaldo de Souza Gomides como postulante à cadeira na Câmara Federal. Apesar de ser natural de Belo Horizonte, ele atualmente reside em Uberaba. Com isso, o total de candidaturas a deputado federal na cidade subiu para 15 nomes.

Pelo calendário das Eleições 2022, a Justiça Eleitoral agora terá praticamente um mês para a avaliação dos nomes. O dia 12 de setembro é a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por