O Parlamento brasileiro tem pouco mais de 8% de congressistas com mestrado e doutorado. Índice foi apurado em um levantamento exclusivo
O Parlamento brasileiro tem pouco mais de 8% de congressistas com mestrado e doutorado. Índice foi apurado em um levantamento exclusivo feito pelo site Congresso em Foco – por sugestão do Observatório da Imprensa – após análise dos currículos de 652 parlamentares, entre titulares que foram eleitos e suplentes que assumiram desde o início da atual legislatura. De todos os deputados e senadores que exercem ou exerceram mandato desde fevereiro de 2011, apenas um é pós-doutor: Eduardo Suplicy.
Primeiro senador eleito da história do Partido dos Trabalhadores, do qual é um dos fundadores, Eduardo Suplicy conquistou, em outubro de 2006, seu terceiro mandato pelo Estado de São Paulo, com duração até janeiro de 2015.
O Senado conta ainda com dois doutores, três mestres e oito especialistas e a Câmara, com 12 doutores, 37 mestres e 111 especialistas, ou seja, considerando as três formas de pós-graduação, o Congresso brasileiro tem ao todo 14 senadores e 160 deputados federais com algum título acadêmico.
Dois, dos três representantes de Uberaba com assento na Câmara – ambos no segundo mandato – fazem parte desse seleto time: Paulo Piau (PMDB) é mestre em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Marcos Montes (DEM) é pós-graduado em medicina do trabalho, pela Universidade de Campinas (Unicamp), entre outras especializações.
No universo de doutores da Câmara, cinco são do PT e três do PSDB. PP, PSB, PR, PMDB e DEM contam com um representante cada. Por região, o Nordeste é a bancada que detém maior número de parlamentares com doutorado (cinco), seguido do Sudeste (quatro), Norte (três) e Sul (um). Os mestres da Câmara são 36, sendo dez do PMDB, oito do PT e cinco do PSDB. O Rio de Janeiro tem a mais rica bancada em se tratando de mestrados (nove). De São Paulo são cinco, Minas Gerais tem quatro, Pernambuco e Maranhão três cada, e Rio Grande do Norte e Santa Catarina dois mestres por Estado. Cada uma das bancadas do Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Piauí, Paraná, Roraima e Sergipe conta com um deputado mestre.
Local – Entre os 14 vereadores de Uberaba, apenas professor Godoy é pós-graduado, em História do Brasil República, entre outros cursos de especialização. Outros três têm superior completo, segundo declararam ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado, no pedido de registro de candidatura em 2008. Desta relação fazem parte Tony Carlos (Comunicação Social/Jornalismo), Luiz Dutra (Direito) e Marcelo Borjão (Gestão em Agronegócio). (RG)