O reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Virmondes Rodrigues Junior, comemora o anúncio da verba para o Hospital de Clínicas através do Ministério da Saúde. Os recursos foram liberados para obras de reestruturação e revitalização através da Portaria (nº 295/11), publicada na sexta-feira passada, no Diário Oficial da União.
A verba garantida para a instituição uberabense corresponde ao valor de R$6.668.072,08. De acordo com ele, os recursos correspondem ao que foi pactuado ao longo do período de 2010.
A verba será liberada em duas parcelas através do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e como parte do programa nacional de reestruturação dos hospitais universitários federais (REHUF).
Conforme adianta, as parcelas estão repassadas em março e em maio. “O Hospital fez o plano de aplicação destes recursos em dezembro do ano passado e agora, com a liberação, serão aplicados conforme o planejamento”, assegura. Segundo ele, 60% do valor serão destinados ao custeio enquanto o restante em equipamentos para o Hospital de Clínicas.
Os hospitais universitários são considerados unidades de referência em serviços de média e alta complexidades, assim como em consultas, exames e cirurgias em diferentes especialidades. Já o Programa Nacional de REHUF foi instituído há um ano, por decreto presidencial, e tem como objetivo criar condições para que essas unidades de saúde possam desempenhar suas funções em relação a ensino, pesquisa e extensão, além da assistência a pacientes.