Gestor administrativo das UPAs considera importante a integração para otimizar o tratamento após o paciente passar por uma das unidades (Foto-Arquivo)
Sistema das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) ainda não está interligado ao prontuário eletrônico da rede municipal de Saúde. A informação é do gestor administrativo das UPAs, Frederico Ramos, que falou sobre o assunto em entrevista à Rádio JM.
Ramos manifestou que a integração dos sistemas é um passo importante a ser dado, porque será possível otimizar o tratamento das pessoas que procuram a UPA, pois o médico terá acesso a todo o histórico do paciente e até a exames já realizados.
Sem interligação ao prontuário eletrônico, o gestor citou que pode ser necessário repetir exames que foram realizados recentemente e ainda estão válidos, o que demanda mais tempo para o fechamento do diagnóstico.
Ramos ponderou que é uma questão de organização interna do município para ter o prontuário interligado às UPAs, mas não informou prazo para a medida ser consolidada.
Apesar da integração do prontuário eletrônico ainda pendente, o gestor administrativo ressaltou que as unidades de pronto atendimento já estão conseguindo informar à Atenção Básica os pacientes que têm necessidade de continuar o tratamento de forma ambulatorial para serem encaminhados ao serviço adequado.