Os desdobramentos da viagem oficial à China levaram o prefeito Anderson Adauto (PMDB) a São Paulo, nesta segunda-feira, para uma reunião com o comando da Vale Fertilizantes
Os desdobramentos da viagem oficial à China levaram o prefeito Anderson Adauto (PMDB) a São Paulo, nesta segunda-feira, para uma reunião com o comando da Vale Fertilizantes. Aos executivos da empresa, AA e seu secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, fizeram um relato dos contatos feitos no país asiático, onde conheceram a tecnologia de produção de cimento a partir do fosfogesso, matéria-prima em abundância na fábrica de Uberaba.
O prefeito explica que essa reunião na capital paulista visou a dar continuidade ao trabalho iniciado na China, voltado a atrair uma planta industrial para Uberaba. Anderson reitera que os chineses se mostraram dispostos a vender a tecnologia, e adianta que já está quase pronto o termo de cooperação que a PMU irá assinar com duas empresas daquele país, uma que detém a tecnologia e outra responsável pela engenharia e fabricação de equipamentos para o setor.
Na reunião – que teve a participação do presidente da Vale Fertilizantes, Mário Barbosa – ficou acertado que será formada uma comissão técnica com representantes da Prefeitura de Uberaba e da empresa, a fim de dar suporte aos estudos de viabilidade do negócio. “A Vale se mostrou satisfeita e interessada em encontrar uma solução para o fosfogesso. Eles vão participar do que puder”, enfatizou AA.
De acordo com o secretário Carlos Assis, além do repasse de todas as informações relativas à viagem à China, também foi sugerida a instalação de um Centro de Desenvolvimento de Tecnologia, dentro do Parque Tecnológico. “Este centro iria tratar deste processo de fabricação de cimento a partir do fosfogesso”, explica.
Compromissos. Ainda ontem, o prefeito e o secretário seguiram para o Rio de Janeiro, onde, nesta terça, participam de reuniões na Petrobras com uma das empresas interessadas na fábrica de cimento. “Estamos trabalhando na formatação de um estudo de viabilidade técnico-econômico”, destaca AA, que estará em Brasília no dia seguinte para cumprir agenda no Ministério da Saúde e também com o coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC), Maurício Muniz. Quinta-feira, Anderson Adauto cumpre expediente na Prefeitura.