Vereador Paulo César Soares (PMN), o China, criticou o anúncio da Prefeitura, que pretende terceirizar os parques municipais. De acordo com a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), o projeto para a concessão dos parques públicos urbanos já está sendo estruturado e é inspirado em modelos que existem em outros municípios brasileiros.
Hoje, a cidade conta com a Mata do Carrinho, que atualmente se encontra à espera de revitalização completa, com a licitação na fase final; o Bosque Jacarandá, que foi fechado ao público, e a Mata do Ipê. Também há o Parque das Acácias (Piscinão), Parque do Paço, Parque das Barrigudas e o Mirante Netinho Guaritá, na Univerdecidade – inaugurado na gestão do então prefeito Paulo Piau.
“Vamos ver o que vai sobrar da Prefeitura de Uberaba, quando [a prefeita] Elisa Araújo sair. É um absurdo o que está acontecendo com o Poder Público na cidade. A atual prefeita está terceirizando toda a sua responsabilidade e gerando lucros para empresários”, protestou China.
Segundo Elisa Araújo, a ideia é atrair empresas privadas para investirem na cidade a partir da exploração dos parques urbanos. Em contrapartida, as concessionárias serão responsáveis pela manutenção dos mesmos. Estas empresas podem promover desenvolvimento sustentável sem deixar de lado a proteção ambiental.
Mas o vereador China não se convenceu de que a proposta traga benefícios aos cidadãos que utilizam esses espaços para o lazer.
“É mais um sinal de incompetência de quem está gerindo a cidade. Se terceirizar, é evidente que a empresa vai querer lucrar sobre os contribuintes, que já pagam altos impostos. Tomara que estes dois anos passem logo, os últimos da gestão, antes que venda a cidade inteira”, declarou o vereador.
Ainda em sua justificativa para a privatização dos espaços públicos, a prefeita citou como exemplo o Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). Naquele local, uma empresa possui a concessão e disponibiliza espaços para a locação de bicicletas, patinetes, lanchonetes, entre outros. Segundo ela, a maior fonte de renda da concessionária é por meio da rede Wi-Fi de internet, que é disponibilizada para o público, e, ao mesmo tempo, é feita propaganda de produtos e serviços de outras empresas.