Depois de apresentar um vídeo no plenário mostrando as precárias condições da 15ª DRSP, Afrânio procurou Lerin
Depois de apresentar um vídeo no plenário da Câmara mostrando as precárias condições da 15ª Delegacia Regional de Segurança Pública e do Instituto Médico Legal, o vereador e policial civil de carreira, Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP), procurou o deputado estadual Antônio Lerin (PSB) para pedir-lhe que interceda junto ao Governo do Estado a fim de encontrar uma saída para corporação no município. Na reunião com o parlamentar, o progressista estava acompanhado do titular da DRSP, delegado Francisco Eduardo Gouveia Mota, e dos defensores públicos Glauco de Oliveira Marciliano e Elias Rodolpho dos Santos Reis.
Há anos que a sede da PC e do IML padecem com a falta de estrutura e, segundo Gouveia, as infiltrações, problemas elétricos e hidráulicos, falta de acessibilidade – que é prevista por lei –, insuficiência de banheiros – 85% deles não funcionam –, falta de arejamento adequado e qualidade para o trabalho compõem o cenário da corporação. A Polícia Civil também tem déficit de pessoal, o mesmo desde 1986. Projeto para mudar essa situação já existe, como lembrou Lerin, citando o Posto de Perícia Integrado (PPI), que abrangerá, além desse setor, a diretoria regional e o Instituto Médico Legal, que já está nas mãos do governador Antonio Anastasia (PSDB).
O custo da gira em torno de R$3 milhões, sendo que a Prefeitura comprometeu-se a uma contrapartida de R$1,5 milhão. “O projeto está tecnicamente bem encaminhado. O que nos cabe é cobrar para agilizar a liberação dos recursos. Esperamos que ainda este ano tenhamos boas notícias para Uberaba”, disse o deputado, que se prontificou-se a marcar uma agenda com o vice-governador, Alberto Pinto Coelho, para esta semana, em reunião na qual deverão participar o vereador, o delegado regional e os representes da Defensoria Pública.