Assembleia Legislativa de Minas Gerais retomou os trabalhos legislativos ontem, mas as atividades parlamentares
Assembleia Legislativa de Minas Gerais retomou os trabalhos legislativos ontem, mas as atividades parlamentares só serão iniciadas mesmo nesta terça-feira (2), com muito trabalho para os parlamentares. Na primeira reunião ordinária, serão oficialmente recebidas as mensagens do Executivo que encaminham nove vetos a proposições aprovadas em 2009, além de doze projetos de lei de autoria do governador Aécio Neves (PSDB), e de um outro projeto de autoria do Tribunal de Contas do Estado.
Entre os projetos estão três propostas que receberam veto total do governo. Uma delas, referente à cremação de cadáveres, recebeu argumentação de que invade a competência legislativa dos municípios.
De acordo com informações da própria Assembleia Legislativa, os vetos deverão chamar mais a atenção dos parlamentares, já que o prazo que têm para realizar a análise é de 30 dias. Caso isso não aconteça, corre o risco de sobrestar a pauta, ou seja, fica impedida a votação de qualquer outra matéria pelo plenário.
Para o deputado da base oposicionista, Adelmo Carneiro Leão (PT), deve ser feita análise detalhada e cuidadosa das argumentações do governo em todos os vetos. “Se tem consistência o veto, se não prejudica o interesse público e melhora o instrumento legal, nosso posicionamento de ser oposição não será tão sistemático”, salientou o petista.