Cumprindo agenda em Uberaba ontem, o candidato ao Senado Zito Vieira (PCdoB) afirma não estar sendo rejeitado
Cumprindo agenda em Uberaba ontem, o candidato ao Senado Zito Vieira (PCdoB) afirma não estar sendo rejeitado pelo grupo aliado ao presidente Lula (PT). No programa eleitoral, a presidenciável Dilma Rousseff (PT) só pediu votos para o petista Fernando Pimentel e não fez menção ao segundo nome da coligação até agora.
De acordo com Zito, a questão está superada porque Dilma e o presidente Lula já gravaram pronunciamento a seu favor. O vídeo deve ir ao ar a partir de hoje no horário eleitoral gratuito. “O entendimento é que a coligação responde a um projeto só. E esse tem que atender a um conjunto de candidatos”, destaca.
Para ele, a campanha no Brasil está cada vez mais semelhante à dos Estados Unidos, pois o prazo para divulgação de propostas é curto e apenas quem tem mais recursos financeiros consegue sobressair. Segundo ele, em caso de vitória nas urnas, o mandato será dedicado principalmente à reforma política.
Zito salienta que o sistema político eleitoral brasileiro é autoritário e é necessário ampliar as formas de participação popular, como os referendos e plebiscitos. Segundo o candidato, o financiamento público de campanha é um dos temas que deveriam passar pelo crivo popular antes da reforma política.
Na passagem por Uberaba, o candidato teve encontro com lideranças do partido e também fez caminhada no centro para contato com eleitores. Licenciado para a coordenação da campanha peemedebista, o prefeito Anderson Adauto acompanhou as atividades.