Após quase 20 dias de reservatórios fechados, distribuição de água não será interrompida nesta quarta-feira (10), em Uberaba. Boletim hídrico divulgado pela Codau nesta manhã indica abertura de todos os reservatórios, sobretudo em decorrência do tempo ameno e das chuvas recentes no município.
Desde o dia 20 de novembro, os reservatórios de água em Uberaba ficaram fechados parcialmente, em sua maioria, em períodos prolongados na faixa noturna. Em entrevista recente à Rádio JM, o presidente da Codau, Rui Ramos, afirmou que o fim das manobras de contingenciamento, que incluem os fechamentos emergenciais de reservatórios, só seria possível após a retomada do chuvas longas e contínuas por aproximadamente 15 dias, o que permitirá que o solo absorva água para elevar o nível do aquífero subterrâneo. “É a subida do lençol freático que vai devolver constância à vazão do rio. Enquanto isso não acontecer, não adianta desassorear ou recompor mata ciliar agora, porque o problema não está na superfície”, concluiu.
Segundo o boletim de abastecimento de água divulgado nesta manhã, a vazão do rio Uberaba estava em 1.700 litros por segundo, superior ao mínimo necessário para garantir água nas torneiras da população. Ainda de acordo com informações repassadas pela autarquia, a chuva de terça-feira (9) acumulou 7mm e a previsão para hoje é de mais pancadas de chuva, com a temperatura permanecendo em 26º de máxima.
Neste ano, o sistema de transposição do rio Claro foi acionado no dia 11 de julho. O sistema ainda está operando em Uberaba e só deve ser desligado quando as chuvas regulares permitirem o fim do fechamento de reservatórios. As manobras de fechamento estão vigentes desde setembro.