NECESSÁRIO

Após reclamações de pais, Semed garante professor de apoio para alunos autistas em escola de Uberaba

Medida é anunciada após relatos falta de assistência, regressão na aprendizagem e mudanças comportamentais envolvendo estudantes da Escola Municipal Professor José Macciotti

Dandara Aveiro
Publicado em 18/01/2026 às 15:03
Compartilhar

Escola Municipal Professor José Macciotti, em Uberaba, terão profissionais de apoio disponíveis a partir do início do próximo período letivo (Foto/Reprodução)

Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Escola Municipal Professor José Macciotti, em Uberaba, terão profissionais de apoio disponíveis a partir do início do próximo período letivo, após relatos de ausência de assistência, regressão na aprendizagem e alterações comportamentais. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que tomou conhecimento formal dos casos em dezembro de 2025 e já iniciou acompanhamento administrativo e reuniões com a direção da escola e famílias, garantindo a implementação de medidas de inclusão e suporte pedagógico especializado, a partir do início das aulas, em 3 de fevereiro. 

De acordo com informações divulgadas na coluna Falando Sério,  os alunos vinham enfrentando cinco meses sem professor de apoio, o que teria causado regressão no aprendizado e mudanças comportamentais, como bater a cabeça no chão e nas paredes. Outros relatos de pais incluíam retorno ao uso de fraldas, exclusão de alunos de atividades externas, chamadas frequentes para que os responsáveis buscassem as crianças mais cedo e ocorrências de agressões verbais entre estudantes. 

A Semed esclareceu que o conhecimento formal sobre os casos ocorreu em dezembro de 2025, por meio de atendimento institucional realizado pelo Departamento de Educação Inclusiva junto à família de um dos estudantes. Desde então, foram adotadas providências administrativas para disponibilizar profissionais de apoio, seguindo as diretrizes da educação inclusiva. O processo de admissão está em andamento, com previsão de início das atividades no primeiro dia do período letivo de 2026, em 3 de fevereiro. 

Como parte do acompanhamento administrativo, em 16 de janeiro, a Semed realizou nova reunião institucional com representantes da Diretoria de Ensino, do Departamento de Ensino Fundamental e da direção da escola. O objetivo era reunir esclarecimentos formais e integrar documentos e relatórios ao processo de acompanhamento da Secretaria. 

"Desde outubro de 2025, a Semed vem adotando providências administrativas para a disponibilização de profissional de apoio, conforme as diretrizes da educação inclusiva. O processo admissional encontra-se em andamento, com previsão de início das atividades no primeiro dia do período letivo de 2026, em 3 de fevereiro”, informou. 

Além do professor de apoio, a escola oferecerá o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno escolar, conforme o planejamento pedagógico e as políticas públicas de educação inclusiva. "Eventuais responsabilizações somente poderão ocorrer após a conclusão dos procedimentos administrativos próprios, respeitando o devido processo legal”, ressaltou a Semed. 

A pasta reforçou ainda que mantém canais permanentes de escuta e acompanhamento das famílias, como o “Fale com a Semed”, e atendimento contínuo pelo Departamento de Educação Inclusiva, reafirmando seu compromisso com a segurança, o bem-estar e a inclusão dos alunos da rede municipal. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por