ESTABILIDADE

Uberaba completa primeira semana do ano com reservatórios de água abertos

Em 2026, os reservatórios de água ficaram abertos em Uberaba por 12 dias até o momento; para o fim do racionamento, o plano de contingenciamento prevê dez dias consecutivos de torneiras abertas

Da redação
Publicado em 19/01/2026 às 09:19Atualizado em 19/01/2026 às 12:23
Compartilhar

Uberaba completou neste domingo (18) a primeira semana seguida com todos os reservatórios de água abertos em 2026, após um janeiro marcado por alternância entre abertura total e fechamento noturno do sistema. O histórico de boletins da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) mostra que, desde o início do mês, a estabilidade tem sido intermitente, com períodos curtos de normalidade seguidos de novas restrições.

De acordo com levantamento feito pelo Jornal da Manhã, os reservatórios permaneceram fechados de 1º a 3 de janeiro, foram abertos entre os dias 4 e 8, voltaram a fechar de 9 a 12, e desde 13 de janeiro seguem abertos. Com isso, Uberaba chega agora a sete dias consecutivos sem fechamento noturno.

A oscilação já havia sido destacada pela própria Codau no último fechamento total anunciado, no dia 9. Na ocasião, a autarquia informou fechamento noturno, após o índice de reservação cair para abaixo de 35% durante a noite.

Em entrevista anterior ao Jornal da Manhã, a companhia também ressaltou que o plano de contingência só pode ser suspenso após uma sequência mínima de estabilidade. “O Plano de Contingenciamento de Abastecimento de Água somente será suspenso após 10 dias consecutivos sem a necessidade de fechamento dos reservatórios, condição que ainda não foi atingida”, informou a autarquia, em nota, à época.

Com a marca atual de sete dias, Uberaba ainda não alcança o patamar necessário para considerar o encerramento do período de manobras, mas o cenário pode ganhar reforço ao longo desta semana com a previsão de chuva em volume elevado na região.

O período, no entanto, exige atenção. Além de favorecer a recuperação gradual das condições hídricas, a instabilidade também aumenta o risco de transtornos urbanos, como alagamentos e dificuldades no trânsito, segundo alertas meteorológicos já divulgados para a cidade.

Enquanto isso, a recomendação segue sendo de uso consciente da água, já que o sistema ainda não atingiu um nível considerado ideal de estabilidade para evitar novas manobras de fechamento ao longo do mês.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por