
(Foto/Divulgação)
A conveniência localizada na Avenida Manoel de Melo Rezende, nº 59, no Parque São Geraldo, voltou a ser alvo de reclamações de moradores por perturbação do sossego em Uberaba. Segundo denúncias encaminhadas ao Jornal da Manhã, o volume do som durante a noite de domingo (21) era tão elevado que provocava vibrações nas janelas de residências vizinhas, gerando transtornos para famílias da região.
De acordo com os relatos, três viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) foram mobilizadas para atender à ocorrência. Durante a ação, agentes chegaram a interditar o cruzamento nas proximidades do estabelecimento e solicitaram a documentação necessária para funcionamento da atividade, incluindo o alvará.
Moradores afirmam que havia mesas e cadeiras espalhadas pelas calçadas em ambos os lados da via, impedindo o acesso das pessoas, além de um paredão de caixas de som instalado no local. Em um dos trechos, o equipamento de som estaria posicionado próximo à residências, ampliando o incômodo causado pelo barulho.
O caso chama atenção porque a conveniência já foi alvo de denúncias anteriores e funciona de forma irregular para a atividade que estaria sendo exercida no local. Em reportagem publicada pelo Jornal da Manhã, a Secretaria de Planejamento (Seplan) informou que o estabelecimento possui dispensa de alvará para comércio de bebidas e mercearia, mas não para funcionamento como bar com entretenimento. Para esse tipo de atividade, a legislação exige licenciamento específico e adequações acústicas, justamente para evitar impactos à vizinhança.
Na ocasião, moradores relataram que o som alto e a concentração de frequentadores durante a madrugada vinham comprometendo o descanso de famílias da região. A matéria pode ser acessada em: https://jmonline.com.br/cidade/ninguem-dorme-moradores-denunciam-som-alto-em-conveniencia-de-uberaba-1.625348
Segundo os denunciantes, apesar das reclamações e da fiscalização já realizada anteriormente, o problema continua ocorrendo. Eles cobram uma atuação mais efetiva do poder público para impedir que a conveniência opere como espaço de entretenimento sem a autorização necessária e para garantir o cumprimento das normas de controle de ruídos.
A Prefeitura de Uberaba foi procurada pelo Jornal da Manhã para informar quais providências foram adotadas após a ocorrência deste fim de semana, se houve autuações ou novas constatações de irregularidades e qual a situação atual do estabelecimento. Até o fechamento desta matéria, não havia se manifestado sobre o caso.