PRA QUE SERVE ENTÃO?

“Não recolhemos animais”: resposta da Prefeitura após denúncia de possível maus-tratos gera revolta

Sarah Parro
Publicado em 24/06/2026 às 18:02Atualizado em 24/06/2026 às 18:10
Compartilhar
 (Foto/Leitor)

(Foto/Leitor)

 Um possível caso de maus-tratos a um cachorro foi denunciado ao Jornal da Manhã na tarde desta quarta-feira (24), em Uberaba. Conforme o relato, o animal estaria em um imóvel com sinais de abandono, na rua Dom Luiz Maria de Santana, exposto às condições climáticas adversas registradas na cidade.

O denunciante informou ter comunicado o caso à Prefeitura de Uberaba. Como resposta, recebeu apenas a informação de que a administração municipal “não recolhe animais”. A manifestação, no entanto, não esclareceu se a denúncia havia sido registrada, se seria realizada vistoria no imóvel ou se a ocorrência seria encaminhada a outro órgão competente.

Segundo o denunciante, imagens da situação foram enviadas tanto à reportagem quanto ao WhatsApp oficial da Prefeitura. Os registros mostram o cachorro dentro de um imóvel aparentemente deteriorado, com parte de uma das paredes quebrada e sinais de que o local pode estar desocupado.

O animal aparece em uma área onde há objetos descartados e materiais espalhados. O denunciante também relata a existência de fios caídos no imóvel. Pelas imagens recebidas pela reportagem, não é possível confirmar se o cachorro tinha acesso a água, alimentação ou abrigo adequado.

Diante da situação, o denunciante procurou ajuda pelos canais oficiais do Município. A resposta enviada pelo WhatsApp limitou-se a informar que a Prefeitura “não recolhe animais”, sem indicar providências, orientações adicionais ou os órgãos que poderiam ser acionados diante da suspeita de maus-tratos.

O fato de a retirada do animal não ser uma medida automaticamente adotada pelo Município não afasta a necessidade de registro, avaliação administrativa ou encaminhamento da denúncia. Entre as atribuições da área municipal de Bem-Estar Animal está a atuação diante de relatos dessa natureza, sem prejuízo da investigação criminal, que compete às forças de segurança.

A preocupação aumentou porque Uberaba amanheceu sob chuva e forte neblina nesta quarta-feira, condições que permaneceram durante parte do dia. O cenário levantou dúvidas sobre a eventual exposição do animal à chuva, ao frio e à falta de abrigo.

O Jornal da Manhã entrou em contato com o delegado Elinton Feitosa, responsável pela apuração de crimes de maus-tratos em Uberaba. À reportagem, ele orientou que a Polícia Militar fosse acionada, por se tratar de uma possível situação de flagrante. A orientação foi seguida pelo JM ainda na tarde desta quarta-feira. Vale mencionar que até o momento da nossa ligação não havia outro registro semelhante na Polícia Militar.

A reportagem também procurou a Prefeitura de Uberaba e a Superintendência de Bem-Estar Animal para saber se a denúncia foi registrada, se o local será vistoriado, quais providências podem ser adotadas e qual protocolo é seguido diante de relatos de possíveis maus-tratos recebidos pelos canais oficiais do Município. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno. O espaço está aberto à manifestação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por