Em alusão ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Uberaba está ofertando mais de 800 vagas para mamografias a pacientes cadastradas na Fila Eletrônica da Secretaria Municipal de Saúde. A ação reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Os exames serão realizados em parceria com os hospitais Mário Palmério e Doutor Hélio Angotti. Segundo dados da Secretaria de Saúde, em 2024 foram feitas 10.906 mamografias no município. De janeiro a julho deste ano, já foram realizados 3.869 exames.
Além da ampliação das mamografias, Uberaba também oferta o exame de DNA HPV em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O teste começou a ser coletado em agosto em duas unidades-piloto — Beija-Flor e Volta Grande — e agora está disponível nas 40 UBSs urbanas e rurais, abrangendo as 56 equipes da Estratégia de Saúde da Família.
Indicado para mulheres de 25 a 64 anos, o exame de DNA HPV tem maior sensibilidade que o tradicional Papanicolau, possibilitando a detecção precoce de alterações no colo do útero, antes mesmo do surgimento de lesões.
As marcações de mamografia são feitas exclusivamente pela equipe da Fila Eletrônica da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do número (34) 3331-2700 (não recebe chamadas). Em caso de impossibilidade de comparecimento, é necessário comunicar pelos telefones (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160. Também é possível contato via WhatsApp pelo número (34) 3331-2781, canal oficial que envia informações sobre data, horário e local do exame.
A Secretaria reforça que o serviço não solicita documentos, áudios ou dados pessoais pelo aplicativo de mensagens. Pacientes que confirmam o agendamento e não comparecem são automaticamente retiradas da fila e precisam passar por nova avaliação na Unidade Básica de Saúde para reinserção.