O Bloco Maria Boneca, formado por integrantes da Rede de Atenção Psicossocial de Uberaba, abre oficialmente o Carnaval em Tom Maior na Terra de Gigantes 2026 nesta sexta-feira (13), a partir das 8h.
O grupo é composto por pacientes, familiares, terapeutas, estudantes e gestores dos serviços de saúde mental do município. Neste ano, o desfile leva o tema “Memórias tecidas com inclusão, alegria e pertencimento”.
A concentração será em frente à Fundação Gregório Baremblitt, na Rua Capitão Domingos, 418, no bairro Abadia. O cortejo segue até a Praça Santa Rita, chegando ao calçadão da Rua Artur Machado, com parada na Praça Rui Barbosa.
De acordo com o diretor da Atenção Psicossocial, Sérgio Marçal, o bloco representa mais do que uma tradição no calendário carnavalesco. “Mais que uma tradição que já ultrapassa 25 anos na abertura do Carnaval de Uberaba, a essência do Bloco Maria Boneca consiste em defender e valorizar o cuidado em liberdade e a vida e alegria possíveis, sinalizando à sociedade as possibilidades de pertencimento, inclusão e protagonismo, apesar da doença. Reforçar que há possibilidades de cuidado, vida e cidadania sem reduzir a pessoa à sua doença, é um princípio do grupo, que construiu o cuidado em liberdade na cidade”, destacou.
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) participa como parceira, por meio do Programa de Extensão Territórios de Vida: Inserção Comunitária e Saúde Mental.
