Com início neste sábado (14), o Carnaval mobiliza reforço de segurança em Uberaba e também fora dela. O Corpo de Bombeiros Militar confirma presença nas festividades e reforça orientações para quem vai participar dos eventos de rua na cidade, além de alertas para quem pretende viajar ou buscar lazer longe da folia.
Durante o período carnavalesco, a corporação atua de forma preventiva e fiscalizatória no carnaval de rua em Uberaba, verificando condições de estruturas montadas, rotas de fuga, saídas de emergência e medidas de prevenção contra incêndio e pânico. Também está prevista a intensificação das ações em rodovias e estradas, com atendimento a acidentes de trânsito, resgates e outras emergências, além do reforço do efetivo operacional para dar mais agilidade às ocorrências.
Para os foliões, a orientação é redobrar a atenção com a própria segurança e a das pessoas ao redor. Além de manter hidratação e alimentação adequadas e usar roupas leves e protetor solar, os Bombeiros recomendam atenção ao entorno em locais com grande concentração de pessoas, evitando pontos com aglomeração excessiva, combinando locais de encontro e conhecendo rotas de fuga para situações de emergência.
O Corpo de Bombeiros também alerta para riscos associados ao consumo excessivo de bebida alcoólica. A recomendação é evitar exageros, não subir em trios elétricos, marquises ou estruturas não autorizadas e, em hipótese alguma, dirigir após ingerir álcool. A corporação orienta ainda manter salvos os contatos de emergência: Bombeiros (193), Samu (192) e Polícia Militar (190).
Longe da folia
Para quem pretende aproveitar o feriado em cachoeiras e rios, o alerta é para o risco de afogamentos. A orientação é evitar locais desconhecidos ou sem sinalização, preferir áreas com presença de guarda-vidas e nunca realizar saltos de pedras ou de locais elevados. Também é fundamental ficar atento às correntezas e ao fenômeno da “cabeça d’água”, causado por chuvas intensas nas cabeceiras dos rios, acompanhando a previsão do tempo.
Em chácaras, sítios e áreas com piscina, os cuidados devem ser constantes, principalmente com crianças e pessoas que não sabem nadar. A supervisão deve ser permanente, sem distrações, independentemente da profundidade. Os Bombeiros recomendam restringir o acesso de crianças a piscinas fora de uso, não confiar exclusivamente em boias e flutuantes e identificar previamente a profundidade do local e os dispositivos de segurança, como ralos e botões de emergência antissucção.
A atenção com as crianças deve ser redobrada em todos os ambientes. No carnaval de rua, é importante mantê-las sempre próximas, identificá-las com pulseiras ou cartões com nome e telefone do responsável e combinar previamente como agir em caso de desencontro. Em áreas com água, mesmo quando a criança sabe nadar, a vigilância constante de um adulto é indispensável.