PENDÊNCIA

Ex-professora denuncia atraso no pagamento do acerto após fim de contrato com a Prefeitura

Em contrapartida, Secretaria de Fazenda diz que quitou pendências na semana passada e promete prioridade aos próximos processos

Débora Meira
Publicado em 11/02/2026 às 15:15
Compartilhar

O atraso no pagamento de rescisões de ex-servidores da Prefeitura de Uberaba tem gerado preocupação e questionamentos. Uma ex-professora da rede municipal, que teve o contrato encerrado em setembro de 2025, afirma que desde então tenta receber o acerto sem sucesso. Em nota, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), informa que, na semana passada, todos os processos de rescisão pendentes foram pagos. 

Segundo a denunciante, já se passaram cinco meses desde o fim do contrato e, apesar das tentativas, não houve retorno sobre a liberação do pagamento. “Ligo lá, ninguém me dá posição nenhuma”, relata. Ela diz que também procurou o setor de Recursos Humanos, mas igualmente não obteve resposta. 

A ex-servidora afirma que precisa do recurso por estar fazendo um tratamento de saúde e desempregada desde o fim do contrato. “Eu queria uma posição deles, não falam nada. Já fui várias vezes na Prefeitura e não adiantou”, reforça. 

Em resposta ao Jornal da Manhã, a Sefaz destaca não haver volume significativo de rescisões pendentes na rede municipal. Ainda de acordo com a pasta, a maior parte dos pagamentos de contratos encerrados foi realizada ao longo de 2025. 

A Sefaz explica que o pagamento das rescisões depende do envio prévio dos processos pelas secretarias de origem, do empenho e da disponibilidade orçamentária, cabendo à Fazenda apenas a etapa final do pagamento. “No fim do exercício anterior, houve uma desaceleração pontual em razão do fechamento contábil e da abertura do novo exercício financeiro, situação comum na administração pública, e que já foi normalizada”, disse em nota. 

Segundo a pasta, a partir de agora, todos os processos de rescisão que chegarem ao setor financeiro terão tramitação prioritária. “Na semana passada, foram pagos todos os processos de rescisão que estavam na Secretaria de Fazenda. Eventuais situações pendentes podem estar relacionadas a processos com situações específicas. Para verificação individual, é necessária a identificação do ex-servidor. A Prefeitura permanece à disposição para prestar os esclarecimentos necessários”, finaliza a nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por