Evento na Avenida dos Advogados, de 14 a 17 de fevereiro, terá entrada gratuita e expectativa de público de 5 mil pessoas por dia
O Carnaval em Tom Maior na Terra de Gigantes, realizado de 14 a 17 de fevereiro, na Avenida dos Advogados, no bairro Santa Marta, deve gerar cerca de 200 empregos diretos por dia em Uberaba, além de envolver aproximadamente 1.200 pessoas de forma indireta. O evento conta com apoio do Município e integra o calendário oficial da cidade.
Segundo o diretor da EXP Produções, Alaor Ribeiro Neto, a estimativa considera as contratações para montagem, estrutura e operação da festa. “A gente acredita que a movimentação vai gerar algo em torno de 200 empregos diretos por dia e um impacto indireto de cerca de 1.200 pessoas trabalhando no entorno para movimentar o Carnaval este ano”, afirmou.
As equipes atuam desde segunda-feira na montagem da estrutura. Durante os dias de programação, 30 seguranças particulares estarão mobilizados, além de profissionais das áreas de bares e alimentação, equipe técnica de palco, som e iluminação, artistas, músicos e bailarinos que participam das atrações.
A Liga Independente das Escolas de Samba de Uberaba (Liesu) também contratou 20 pessoas para auxiliar na organização dos desfiles das agremiações locais.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, o reflexo vai além das contratações temporárias. Ele destaca o aumento nas vendas de fantasias e adereços e o crescimento da demanda em setores como alimentação, bebidas e transporte por aplicativo. “O Carnaval fortalece o turismo local e contribui para a circulação de recursos na cidade”, disse.
A expectativa é de público de cerca de 5 mil pessoas por dia. A programação inclui shows de Glau Mineira, Clebinho e Banda, Os Bacanas, Banda 4 de Ouros e Theo Arantes, além do desfile das escolas de samba Bambas do Fabrício, Acadêmicos de Santa Maria, Unidos do Marajó e Pérola Negra, da Liga Uberabense, e da Escola de Samba Tom Maior, do Grupo Especial de São Paulo, que homenageia Uberaba no enredo de 2026.
Também estão previstos desfile infantil de fantasias, apresentações de DJs e Espaço Kids com brinquedos infláveis.
“Cada Carnaval realizado no Estado movimenta cadeias produtivas inteiras, ativa o turismo, ocupa os espaços públicos e reafirma Minas como um território diverso, criativo e vibrante. Investir no Carnaval é investir nas pessoas, na cultura e no desenvolvimento dos nossos municípios”, afirmou a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.