Uso de celular, avanço de sinais e excesso de velocidade estão entre os principais fatores de risco; especialista reforça a importância de desacelerar e respeitar as normas para reduzir sinistros
Uso de celular, avanço de sinais e excesso de velocidade estão entre os principais fatores de risco (Foto/Reprodução)
A grande maioria dos acidentes de trânsito, cerca de 90%, tem como causa direta a falha humana, segundo o agente de trânsito de Uberaba, Douglas Rezende. Fatores como desatenção, imprudência e desrespeito às normas de trânsito estão diretamente relacionados a esses sinistros, que muitas vezes resultam em ferimentos graves ou até mortes.
Em entrevista à Rádio JM, Rezende chamou a atenção para o uso do celular, apontando que essa distração ao volante aumenta significativamente o risco de acidentes. Segundo o agente, um estudo britânico indica que manusear o celular enquanto dirige pode elevar em até 400% a possibilidade de se envolver em um sinistro. “A 80 km por hora, você simplesmente pegar o seu celular, desbloquear e digitar um número, sem ao menos fazer a ligação, apenas digitar, percorre cerca de 150 a 180 metros totalmente às cegas, sem ter ciência do que está acontecendo ao seu lado”, explicou.
Rezende também comentou que o excesso de velocidade continua sendo um dos principais fatores de risco no trânsito. “Hoje, sem dúvida nenhuma, o celular, avanço de parada obrigatória, avanço de semáforo, são situações que causam muitos sinistros, mas ainda a velocidade é o principal fator de risco para o trânsito. Geralmente ocasiona sinistros com gravidade bem complexa. Temos que desacelerar, não apenas na velocidade, mas no ritmo alucinado que as pessoas estão vivendo hoje”, destacou.
O agente finalizou reforçando a importância de atitudes responsáveis, paciência e respeito às normas para tornar o trânsito mais seguro e reduzir acidentes. “Cerca de 90% dos sinistros advêm de falha humana, e essa falha está diretamente relacionada às infrações de trânsito. E um acidente acontece muito rápido, questão de 3 a 4 segundos tudo muda na sua vida. Por isso, precisamos nos atentar, ter mais paciência e respeitar as normas, que existem justamente para regular a circulação, garantindo que toda a sociedade possa utilizar as vias de forma segura, eficaz e com mobilidade adequada”, concluiu.
Vale ressaltar que as ações de conscientização sobre segurança no trânsito seguem em Uberaba até esta quinta-feira (25), durante a Semana Nacional do Trânsito. O 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) realiza blitz educativas, palestras e atividades com alunos de escolas municipais, como demonstrações do canil e orientações sobre prevenção de acidentes. Segundo o BBM, o objetivo é aproximar a corporação da comunidade e reforçar que um trânsito mais seguro depende da responsabilidade de todos.