O trecho de aproximadamente um quilômetro da URA 240 recebeu 176 caminhões de material reciclado usados no aterro para compactação da estrada (Foto/Divulgação PMU)
A elevação de greide na URA 240, entre o antigo Posto das Bandeiras e a fazenda São João, será concluída até esta semana, segundo o Departamento de Estradas. A obra, iniciada em 1º de setembro, utiliza material de construção reciclado para melhorar a trafegabilidade e prevenir alagamentos.
O trecho de aproximadamente um quilômetro da URA 240 recebeu 176 caminhões de material reciclado usados no aterro para compactação da estrada. Atualmente, os trabalhos concentram-se na construção de bolsões para coleta das águas das chuvas, limpeza e abertura de curvas de nível. O cascalhamento será aplicado na etapa final do serviço.
“O momento estamos construindo os bolsões para coletar as águas das chuvas. Posteriormente, será feita limpeza e abertura de curvas de nível, ficando o cascalhamento para o final do trecho”, explicou Reginaldo Reis, chefe do Departamento de Estradas.
O secretário do Agronegócio, Renato Tiveron, afirmou que as intervenções já melhoraram significativamente o trecho e destacam a continuidade das obras em vicinais para eliminar o aguaceiro que causava erosões e atoleiros.
A parceria com empresas do meio rural e o apoio da Sesurb contribuíram para a execução do serviço. A conclusão da obra deve ocorrer no início de outubro, final da próxima semana, beneficiando diretamente os moradores da região dos Laranjeiras.
Além da URA 240, a URA 170, próximo às fazendas Sagarana e Matinha, recebeu elevação de greide em 1.200 metros. O produtor rural José Osmar Denipoti colaborou com máquinas e parte da mão de obra para conter os transtornos causados pelas águas que invadiam o leito da estrada.