O local, no entanto, não tem diretrizes legais de pavimentação asfáltica, o que requer manutenção periódica das vias; Sesurb garante que os trabalhos preventivos são feitos rotineiramente

Leitores do JM relataram que a situação precária das vias se arrasta há meses e se agravou com as chuvas das últimas semanas (Foto/Reprodução)
Situação da pavimentação de ruas das Chácaras Portal do Sol preocupa moradores do bairro diante da quantidade e do tamanho dos buracos existentes no local. O bairro não tem pavimentação asfáltica e exige manutenção constante das vias, o que dificulta o acesso inclusive de veículos de urgência e emergência quando a conservação deixa a desejar. Com o período chuvoso, panelões de água têm se formado nesses buracos, deixando a comunidade ainda mais aflita. Questionada pela reportagem do Jornal da Manhã, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), informou que o serviço de patrolamento foi iniciado na manhã desta terça-feira (3).
Leitores do JM relataram que a situação precária das vias se arrasta há meses e se agravou com as chuvas das últimas semanas. “Nosso bairro é antigo. Em outras regiões aqui perto colocaram asfalto, mas esqueceram da gente. Os moradores enfrentam dificuldades constantes para se deslocar, veículos estão sendo danificados e o direito básico de ir e vir está sendo prejudicado”, relata uma delas.
A denunciante destaca ainda que, em casos de emergência, como a necessidade de atendimento por ambulância, viatura policial ou caminhão do Corpo de Bombeiros, o acesso ao bairro fica comprometido, o que pode colocar vidas em risco.

Apesar da realização do patrolamento, moradores do Portal do Sol cobram uma solução mais duradoura, já que os transtornos se repetem a cada período chuvoso (Foto/Reprodução)
Procurada, a Sesurb esclareceu que as áreas de chacreamento do município não possuem diretrizes legais para a execução de pavimentação asfáltica. Conforme a pasta, durante o período chuvoso é natural que esse tipo de via apresente maior desgaste, em função do volume de água. Por isso, o município realiza serviços periódicos de manutenção para a melhoria das condições de tráfego e atendimento às demandas da comunidade.
À reportagem, o secretário Pedro Arduini reforça que os trabalhos preventivos são realizados de forma contínua, já que não há uma solução definitiva para o local a curto prazo. “Por ser um problema recorrente, a Sesurb sempre se antecipa para minimizar os impactos à população”, informa.
Apesar da realização do patrolamento, moradores do Portal do Sol cobram uma solução mais duradoura, já que os transtornos se repetem a cada período chuvoso.