
Entrega da chave da cidade à corte de carnaval (Foto/Alfredo Neto/PMU)
A prefeita Elisa Araújo recebeu, nesta quarta-feira (4), a Corte do Carnaval 2026 em Uberaba, em cerimônia realizada no Gabinete, no Centro Administrativo. Participaram do encontro o vice-prefeito Mauricinho de Sá e o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure. Estiveram presentes o Rei Momo Valdemir de Morais, a Rainha Tatiana da Silva e a Princesa Thawanny Fernanda de Castro Cândido, no primeiro compromisso oficial da Corte neste ano.
Durante a recepção, a prefeita entregou ao Rei Momo a chave simbólica da cidade, gesto tradicional que representa a abertura oficial do período carnavalesco e a passagem simbólica do comando da cidade para a alegria, a folia e a celebração popular. O ato marca o início do Carnaval em Tom Maior na Terra de Gigantes.
Elisa Araújo destacou que o Rei Momo, a rainha e a princesa representam a comunidade e terão a missão de levar animação, samba no pé e alegria à população ao longo de todo o período carnavalesco. A chegada da Corte ao Centro Administrativo foi marcada por clima festivo, ao som do samba-enredo da Escola Tom Maior, que neste ano levará ao sambódromo, em São Paulo, um enredo em homenagem a Uberaba e a Chico Xavier.
Para o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure, o momento reforça o compromisso do poder público com as manifestações culturais populares. Segundo ele, a entrega da chave da cidade ao Rei Momo simboliza o reconhecimento da importância do Carnaval para a cultura, para a alegria da população e para o fortalecimento da identidade cultural do município.